OCI - Modus Operandi

O Observatório da Comunicação Institucional – OCI – criado em 01/02/2013, é mantido por uma sociedade educativa sem fins lucrativos que reúne acadêmicos, profissionais, estudiosos e demais interessados nesta especialidade da comunicação.

O OCI é um espaço destinado à análise e reflexão crítica sobre a conduta das organizações em suas relações públicas – discurso, atitude e comportamento.

Participe enviando questões (textos, fotos, vídeos relacionados à comunicação de organizações públicas, privadas ou do terceiro setor) para avaliação e publicação.

A partir de 01/10/2013, você – ou sua organização – vai poder contribuir para a manutenção do OCI, apoiando a causa de que uma comunicação melhor faz organizações melhores e, consequentemente, um mundo melhor.

E-mail: observatoriodacomunicacao@gmail.com

Twitter: @OCI_RP


segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Aula de Jornalismo com Victor Navaski (entrevista ao Roda Viva, publicada em 28/01/2013)

A comunicação institucional feita por organizações governamentais, comerciais e da sociedade civil (terceiro setor), é, na grande maioria das vezes, veiculada na imprensa. E é, sempre, paga (1).

É atividade absolutamente distinta da chamada "assessoria de imprensa", a qual visa divulgação, sem pagamento, pela presença no espaço editorial (2) dos veículos de comunicação.

De resto, boas relações públicas, baseadas em peças pagas (1) de comunicação institucional ("Fato Relevante", "Informe Publicitário", "Publi-editorial" ou "Infomercial") ou em divulgação, dita "espontânea", a partir da emissão de news releases (2), requerem uma imprensa livre, igual liberdade de empresa e o uso de informação verdadeira pelas organizações. Requerem, pois, um jornalismo sadio e independente.

Tal modelo de imprensa é, para o OCI, exatamente aquele exposto por Victor Navaski na entrevista que você pode acessar pelo link http://www.youtube.com/watch?v=qIjVZioGOHo.

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