OCI - Modus Operandi
O Observatório da Comunicação Institucional – OCI – criado em 01/02/2013, é mantido por uma sociedade educativa sem fins lucrativos que reúne acadêmicos, profissionais, estudiosos e demais interessados nesta especialidade da comunicação.
O OCI é um espaço destinado à análise e reflexão crítica sobre a conduta das organizações em suas relações públicas – discurso, atitude e comportamento.
Participe enviando questões (textos, fotos, vídeos relacionados à comunicação de organizações públicas, privadas ou do terceiro setor) para avaliação e publicação.
A partir de 01/10/2013, você – ou sua organização – vai poder contribuir para a manutenção do OCI, apoiando a causa de que uma comunicação melhor faz organizações melhores e, consequentemente, um mundo melhor.
E-mail: observatoriodacomunicacao@gmail.com
Twitter: @OCI_RP
quinta-feira, 13 de junho de 2013
Saudades do Brasil... do Jornal do Brasil.
Jornal único - mídia única - imaginário único - pensamento único.
Sem dúvida, um bom negócio.
Fatura-se dos "anunciantes" quase tudo o que têm para gastar - pois as alternativas são, como nunca antes, só isso mesmo - as chamadas "mídias alternativas".
E, no dia seguinte, execra-se.
Claro que em termos de liberdade de imprensa, livre iniciativa nos negócios e funcionamento básico da mídia, os departamentos editorial e comercial funcionam com total independência.
O leitor mais arguto é que fica sem saber: o serviço é bom ou sou vítima de propaganda enganosa?
TRECHOS DA MATÉRIA (publicada no jornal O Globo, dia 11/06/2013, à página 8:
"Um ano após ser inaugurado, o BRT Transoeste, que liga Santa Cruz e Campo Grande à Barra da Tijuca, ainda tem 15 estações e um trecho de dez quilômetros inacabados. Algumas dessas plataformas já estão até pichadas. Outras são usadas por população de rua. A futura pista do BRT virou estacionamento de automóveis... um empreendimento que já custou mais de R$ 900 milhões. Obras malfeitas - com apenas oito meses já precisavam de reparos - superlotação, atraso nas linhas alimentadoras, falas de sinalização e um grande número de colisões e atropelamentos põem em xeque o sistema de ônibus concebido para ser o melhor do Rio... 105 mil passageiros é o que transporta diariamente o Transoeste".
Como ao anunciante não se nega espaço, de jeito nenhum, caberá ao cidadão pugnar por sua proteção. O caso do BRT, em questão, pois, de propaganda enganosa, pede uma ação junto ao Ministério Público.
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