OCI - Modus Operandi

O Observatório da Comunicação Institucional – OCI – criado em 01/02/2013, é mantido por uma sociedade educativa sem fins lucrativos que reúne acadêmicos, profissionais, estudiosos e demais interessados nesta especialidade da comunicação.

O OCI é um espaço destinado à análise e reflexão crítica sobre a conduta das organizações em suas relações públicas – discurso, atitude e comportamento.

Participe enviando questões (textos, fotos, vídeos relacionados à comunicação de organizações públicas, privadas ou do terceiro setor) para avaliação e publicação.

A partir de 01/10/2013, você – ou sua organização – vai poder contribuir para a manutenção do OCI, apoiando a causa de que uma comunicação melhor faz organizações melhores e, consequentemente, um mundo melhor.

E-mail: observatoriodacomunicacao@gmail.com

Twitter: @OCI_RP


sexta-feira, 2 de agosto de 2013

CEDAE: péssimo exemplo de comunicação que advém de péssimo modelo de gestão.


Quando um cidadão fluminense articula o jargão de que "os serviços públicos são de péssima qualidade", pode-se apostar que em mais de 60% das vezes, a CEDAE (Companhia Estadual de Águas e Esgotos) estará causando a resposta. Isto porque a notícia mais recente (publicada ontem n'O Globo), registra que menos de 40% da clientela da empresa recebe os serviços - pagos - de coleta de esgotos (nem se fale em tratamento...). Em companhia de outras concessionárias ou não.

A memória do cidadão refém dos monopólios de serviços públicos prestados por empresas estatais ainda está presente no Rio de Janeiro. O cidadão fluminense não consegue esquecer-se da Telerj (até porque a Oi-Telemar não o deixa esquecer, com seus orelhões quebrados e péssimos serviços de telefonia e de internet), da Light - que continua aí, sob outro controle acionário que não o do Estado, mas com o mesmo nome (e mesmo monopólio, no caso da cidade do Rio de Janeiro), e da Companhia Estadual de Gás (a CEG), apesar dos milhões gastos pelos novos donos em rebranding.

O caso da CEDAE - último grande bastião estatal (e já sob a mira de conglomerados mundiais à espera da inevitável privatização - com a "torcida" da população) é emblemático. Não pela qualidade de seus serviços, que é mesmo péssima, mas pela - mui tosca - tentativa de enganar o público, desde alguns anos, sob o falso rótulo de "Nova" CEDAE.

NOVA CEDAE? Como assim?

O que foi renovado? A rede de adutoras de água limpa? A rede coletora de água servida? A rede de tratamento de esgotos? Os sistemas de gestão? A política de recursos humanos? A transparência? A governança?

Infelizmente nada disso. E como o controle acionário da companhia continua rigorosamente igual ao dos tempos da "fusão" do antigo estado da Guanabara com o estado do Rio de Janeiro (de 1975), podemos concluir que a alcunha "Nova CEDAE" é caso (e caso caro) de maquiagem, de propaganda enganosa. Indagamos: para iludir a quem? Aos possíveis compradores? À opinião pública, que poderia pensar que a empresa está, com o perdão do trocadilho, saneada?

Não seria este o mesmo caso do Metrô, em que a empresa concessionária fica com a parte que dá lucro, deixando ao estado a parte podre (lembremo-nos do Banerj podre que, aliás, ainda tem seu prédio-sede apodrecendo mais, literalmente, no centro da cidade), às custas da cidadania sob o obscuro nome de RioTrilhos?

Essa história é antiga e precisa ser investigada pelo Ministério Público.

Um comentário:

  1. O Observatório da Comunicação Institucional destaca essa semana duas notícias que, aparentemente, não se relacionam. A Publicis e a Omnicom anunciaram uma fusão que aumenta ainda mais a concentração de verbas em grandes conglomerados de comunicação. Por sua extensão, abrangência e potencial econômico, esses gigantes acabam se impondo aos demais envolvidos na cadeia produtiva da comunicação. O "não" torna-se antieconômico ou mesmo suicida. E assim essas agências poderosas vão empurrando a vontade de seus clientes, fazendo o mercado refém da alocação de suas verbas milionárias.
    Também são reféns os clientes da CEDAE, sem qualquer possibilidade de contratar serviços alternativos, e sem possibilidade de não pagar pelos serviços que não recebem, principalmente sistema de esgotos.
    Não bastasse, amargam ver a realidade fantasiosa criada pela empresa em suas campanhas de propaganda na TV e nos jornais. É de se perguntar ao CONAR se o descolamento entre o discurso e a realidade não é razão suficiente para inquirir o anunciante sobre a sua responsabilidade no que tem sido veiculado nos últimos anos. A matéria de O Globo recoloca no seu devido lugar a suposta NOVA CEDAE, porque a despeito da promoção da marca, boa parte dos clientes continua entrando pelo cano, por onde não passa outra coisa.

    ResponderExcluir